Nossos Visitantes

Contador de visitas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Música e Redes Sociais


Música nas Redes Sociais


            Numa época em que ninguém mais compra CDs porque as músicas estão disponíveis de graça na internet, sendo baixadas a todo momento por milhões de pessoas, o que os artistas fazem para conseguir sucesso? A resposta é simples: correm para as redes sociais! Hoje é muito comum postar um vídeo no YouTube e ficar famoso por isso; aliás, muitos artistas começaram dessa maneira, saindo então do anonimato no campo da música e também do humor, como é o caso de Felipe Neto, apresentador e protagonista do programa Até Que Faz Sentido, no canal Multishow, que começou apresentando-se em vídeos divertidos que fizeram muito sucesso.Os internautas assistem, compartilham e divulgam, e em pouco tempo a pessoa está sendo reconhecida nas ruas, logo vem a mídia querendo audiência através de uma entrevista com o novo famoso, e por aí vai...
            Depois do Orkut, as redes sociais viraram mania no Brasil, uma verdadeira febre que contagiou a todos. As redes de bate-papo foram sendo deixadas de lado, e cada novo recurso tecnológico significa um pouco menos de privacidade para os usuários, que não se importam com isso.
            Vendo que os CDs vendiam cada vez menos, os artistas também entraram na onda, usando a internet para conquistar ou manter seu pedacinho de terra no mundo da fama, e também aproveitando para ficar perto dos fãs mais desesperados, que se antes os seguiam pessoalmente, agora também o fazem pelo computador.
            Antigamente os artistas vendiam milhões de discos. Hoje, fazem vários shows por semana, dão festas, aparecem em programas de TV e ainda arranjam um tempinho para o Facebook e Twitter.
            Mas uma coisa é certa: o mundo da música jamais será o mesmo depois do surgimento das redes sociais.
            É também por meio delas que se popularizam músicas eróticas e desrespeitosas, e também músicas que não trazem nenhuma cultura a quem ouve. Essas são ouvidas nas rádios, nas ruas, nas festas, nas escolas, nas novelas de televisão, e ficam no ar por algum tempo, até que o artista lance outro grande sucesso. Mas em geral, são esquecidas depois de alguns meses, o que prova que no mundo virtual tudo é muito rápido e passageiro. Músicas que hoje são divulgadas pela internet ficam em alta por um breve momento, se comparadas a grandes sucessos que se eternizaram, como Detalhes, de Roberto Carlos.
            A verdade é que as redes sociais influenciam e divulgam o estilo de muitos artistas novos, mas a cada dia surgem tantas novidades, que o sucesso é apenas momentâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário