Nossos Visitantes

Contador de visitas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Feira de Ciências



            Não há nada mais interessante que reunir projetos práticos e teóricos elaborados por alunos e exibidos para todos. Uma feira de ciências exige muita pesquisa, esforço e trabalho em equipe, não só no dia das apresentações, mas desde que o evento é proposto.
            No dia 31 de agosto, foi realizada a Feira de Diversidade Cultural e Científica da minha escola, e pelo menos no turno da tarde, havia um monte de projetos que me deixaram de boca aberta.
            Uma extensa pesquisa a respeito da profecia maia de que o mundo acabará em 21 de dezembro de 2012, com direito a sala fechada e apresentação de um pequeno documentário, foi apresentada pelos alunos do 9º ano. Por acaso li o projeto escrito do grupo, e tenho certeza de que tiraram, ou chegaram perto de tirar 10.
            Na Sala das Ilusões, o visitante é vendado e tem que descobrir um mundo completamente estranho, como se fosse cego. Guiada por alguém, toquei em algo mole e molhado, que me disseram ser minhocas (preferi não acreditar nessa parte); depois bebi um líquido amargo que parecia vinagre e comi um amendoim; andei por cima de terra, gravetos e folhas secas; cheirei algo que parecia canela em pó, e depois uma cebola; tudo isso sem enxergar, numa sala fechada e com uma música de fundo assustadora.
            Uma garota com o cabelo desgrenhado e uma maquiagem forte e muito bem-feita simulava uma pessoa que usa drogas há muito tempo, ao lado das amigas que exibiam um vídeo do mesmo tipo, com fotos de “antes” e “depois”.
            Leite, corante e detergente, misturados, formam o Leite Psicodélico, um dos projetos da minha turma, que muda de cor sozinho o tempo todo, gerando um efeito que não dá pra descrever.
            Garotos apresentaram uma espécie de Calculadora Reciclável, uma parafernália enorme feita de papelão, baterias, fios e uma pequena lâmpada. Conecta-se o primeiro fio à bateria identificada como √49, e o outro à bateria com o número 7, e a luz acende. Por incrível que pareça, a luz só acendia se a resposta estivesse certa.
            A Sala do Pânico tinha uma fila tão grande que não consegui entrar, mas imagino que a coisa estava boa lá dentro. E havia muito mais: maquetes, música, dança, e até um vídeo sobre Bullying, um mal que atinge muitos alunos:


































O meu grupo apresentou uma pesquisa sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis: o que são, como surgiram, quais são, o que causam, se têm cura ou tratamento, além de informações e curiosidades:






Exceto alguns incidentes que sempre ocorrem quando muita gente se reúne, a Feira de Ciências do turno vespertino no Colégio Estadual Parque dos Buritis foi um sucesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário