Nossos Visitantes

Contador de visitas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Inspiração da Natureza


 Nos Bastidores


Pode até haver quem curte morar no décimo andar de um prédio, sem quintal, sem animais de estimação, sem jardim ou garagem. Mas morar numa casa também tem suas vantagens, e são muitas, como: poder sentar do lado de fora e ler um livro; ver o céu sem ser pela janela, de dia ou de noite, e pensar que ele não tem fim; ou mesmo ver o simples da vida que acontece nos bastidores da nossa vida, muitas vezes sem percebermos.

Observar pássaros sempre foi pra mim um passatempo divertido. Quando tínhamos uma videira (ou parreira) no quintal de casa, eu gostava dever os visitantes que vinham por causa das uvas. Duas vezes ao ano, quando as uvas começavam a amadurecer, meu quintal pela manhã ficava infestado de lindos passarinhos pretos com a barriga branca. Eles vinham e se fartavam das uvas que ainda não haviam sido recolhidas, e era incrível ficar vendo eles voarem e se alimentarem ao mesmo tempo.


Onde moro agora não há uma videira, mas observo outras variedades de pássaros: uma grande quantidade de bem-te-vis, joões-de-barro e pardais aparecem no meu quintal todos os dias, ainda mais quando coloco água com açúcar no nosso bebedouro para beija-flor – diga-se de passagem, todos eles compartilham a água. Certa vez tive o prazer de acordar com um bando de araras fazendo a maior algazarra na árvore de fícus. É claro que quando eu fui até lá elas voaram, mas sempre vou poder dizer que vi de perto uma arara em liberdade. E nunca vou me esquecer também do feliz episódio em que fotografei um beija-flor em pleno vôo. Sei que uma coisa assim dificilmente se repetirá.

Fotografei o beija-flor por pura sorte. Ele estava pousado no arame, e voou quando me aproximei!



Por agora, uma fêmea cuja espécie não sei arrumou um lugar bem interessante para fazer seu ninho: na terra de uma das samambaias da minha mãe! Ela fica lá praticamente o dia inteiro, e numa das poucas vezes em que saiu, descobrimos que já estava chocando um ovo. Quero acompanhar de perto o crescimento do filhote.

















Vejam onde ela inventou se fazer seu ninho!



Gosto muito de morar numa casa. É ótimo ver os pássaros, cuidar das plantas e sentir o cheiro de terra molhada quando chove pela primeira vez depois da estiagem.

Falando em plantas, outro dos meus passatempos é fotografá-las. Sou apaixonada por copos-de-leite, flores de maio e orquídeas, e estou há meses fotografando as plantas da minha mãe quando florescem. 






As orquídeas são minhas favoritas: são plantas lindas, que encantam muitas pessoas. Inclusive escrevi um poema pensando nelas. Eis a inspiração da natureza:

As Orquídeas

Eu as tenho de todas as cores:
Branca, amarela, cor de rosa, carmim
São tudo o que me restou
São elas que cuidam de mim.
De manhã seu perfume enche a casa,
O respiro com sofreguidão.
De dia, sou pura felicidade
- À noite, solidão.

À medida que os dias passam,
Uma ou outra pétala cai;
Areia de ampulheta,
Sua vida se esvai.
Minha lágrima molha a terra
Quando me dou conta da verdade:
As orquídeas envelhecem,
 Se encontram com a morte, como a humanidade.

Lethycia Dias
24/04/2012

By: Lethycia Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário