Nossos Visitantes

Contador de visitas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Polêmica: Os Protestos Pela Redução da Tarifa de Ônibus em Goiânia




Mais um protesto contra o aumento da tarifa cobrada pelas empresas de ônibus foi realizado nesta quinta-feira, 06 de junho, em Goiânia (GO). Agora, o manifestantes - em sua maioria estudantes - desejam que o aumento do último dia 22, de R$ 2,75 para R$ 3,00, seja cancelado, por ser abusivo. Entretanto, os próprios manifestantes também têm se excedido. Creio que em sua euforia de lutar por um direito, estejam cometendo excessos.
Quando houve o primeiro protesto, antes do aumento da passagem ser declarado, os alunos da minha escola, o Colégio Estadual Parque dos Buritis, foram convidados por um estudante da UFG a participar da manifestação, que deveria ser pacífica. Extremamente entusiasmada com a ideia de pela primeira vez manifestar minha cidadania, eu só não participei do protesto porque precisava fazer uma prova, e o protesto aconteceu justamente durante o meu horário de aulas. O que me deixou decepcionada depois, foi o fato de saber que o protesto "pacífico" e "seguro" do qual eu pretendia participar resultou em confronto armado com a polícia. E realmente esta situação decepcionante vem se repetindo desde então.
Vemos nos jornais notícias de novos protestos, que resultam todos na mesma coisa: queima de pneus, repreensão, agressões, violência.
Será que não há uma forma diferente de expressar essa insatisfação com o aumento da passagem? Eu entendo que a população, quando encontra-se insatisfeita com algo, deve manifestar sua opinião de alguma forma, mas isto não precisa necessariamente terminar dessa forma.
Talvez o que está errado seja a forma como a polícia vem encarando estes protestos. Sim, claro, os estudantes fecham avenidas importantes, impedindo o trânsito e atrapalhando as pessoas, mas esta é a forma da qual se utilizam para chamar a atenção das autoridades. No último protesto, realizado ontem, a polícia interferiu para "garantir o direito de ir e vir" dos milhares de pessoas que precisavam utilizar a Avenida Anhanguera, uma importante avenida que cruza a capital goiana de um lado ao outro. Entretanto, é necessário compreender que expressar uma opinião, mesmo incomodando os outros, também é um direito dos manifestantes.
O que acho realmente interessante é que esta parcela insatisfeita da população não é ouvida, e acaba ficando mal vista perante a sociedade, ganhando a fama de arruaceiros. Por outro lado, os motoristas de ônibus, que exigiam aumento salarial foram atendidos em apenas alguns dias, porque milhares de pessoas precisam dos ônibus, e uma greve relacionada ao transporte público de uma cidade afeta toda a sua população. Entretanto, as empresas de ônibus não necessitavam aumentar a passagem que pagamos para depois acrescentar o aumento salarial de seus funcionários. O que as empresas queriam realmente era garantir o seu lucro, sem se importar minimamente com a opinião dos usuários do transporte público, que não é bom.
Não, isso está errado. Um estudante ou trabalhador, que depende de condução para chegar à escola, à faculdade ou ao seu local de trabalho e exerce seu direito de exigir um transporte digno e barato não é um arruaceiro. Os protestos foram abusivos, sim, mas a polícia também o foi em repreendê-los.






Apenas espero que o próximo protesto, se houver, não se exceda tanto, nem seja reprimido de forma tão violenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário