Nossos Visitantes

Contador de visitas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Brasil Acordou








Antes eu me restringi aos acontecimentos da minha própria cidade, mas agora preciso escrever também sobre este fenômeno sensacional que tomou conta de todo o Brasil, esta mobilização que mostra a tomada de uma nova consciência do brasileiro.
Há duas semanas estou assistindo assiduamente ao Jornal Nacional e ouvindo o Papo Cabeça, programa de discussões da Rádio Interativa, de Goiânia.
Primeiro eram protestos isolados, cada um em sua cidade, noticiados apenas pelos jornais locais. Então, em São Paulo, as pessoas se mantiveram unidas por quatro dias seguidos. A coisa estava mudando de figura. As outras cidades começavam a "apoiar" São Paulo, sem deixar de apresentar suas próprias reivindicações.
Mas o que está acontecendo realmente no Brasil?



Eu digo o que está acontecendo...
Estávamos anestesiados, dopados por uma sensação de estabilidade, uma falsa ideia de que "estava tudo bem". O governo, pensando que passaria despercebido, cutucou nossa ferida que mais doía. O Brasil não e um país sem pobreza, não é um país onde a grande massa não sofre. Muito pelo contrário... Tínhamos que fazer alguma coisa. O brasileiro já vinha acumulando algumas raivas no peito. Raiva de ver nos jornais escândalos de corrupção, julgamentos onde os culpados são absorvidos, inflação voltando, preços subindo, salário rendendo menos. Aguentava tudo calado, triste, resignado. Para completar, passagem do ônibus mais cara. O ônibus atrasado, quebrado, desconfortável, lotado, às cinco da matina. Foi a gota d'água. Era só o que faltava para que o rio transbordasse.

É, a FIFA deve estar abismada com a gente. Aposto que não viverei o suficiente para ver outra copa do mundo ou Olimpíada no Brasil, e olha que ainda tenho muitas décadas de vida!



Mas isto que está acontecendo é uma coisa simplesmente linda, é a mais pura expressão da cidadania, pois governo até então não sabia - ou fingia não saber, o que acho mais provável - que estávamos completamente insatisfeitos. Diziam que o jovem de hoje vivia distraído pela TV e pela internet, que não tinha opinião, que era alienado. Não, não somos nada disso, e estamos provando pra todo mundo! Somos altamente interessados por política, temos o desejo de um futuro melhor!
No meio disto, posso destacar dois momentos muito bonitos... O primeiro foi, com certeza, na noite da segunda-feira passada, 17 de junho, quando os manifestantes em São Paulo foram saudados com uma chuva de papel pelos moradores dos prédios da Avenida Paulista. Era a primeira vez que os protestos eram apoiados por alguém que estava de fora. E o segundo, em Goiânia, na noite de quinta, dia 20, um DJ colocou o nosso Hino Nacional para tocar numa caixa de som, na janela, para os manifestantes que passavam, que pararam sua passeata para cantas o hino lá embaixo.

Não posso me esquecer que os atos de vandalismo - praticados por pessoas infiltradas nas passeatas, com o único objetivo de saquear lojas e depredar o patrimônio público e privado - têm ofuscado a beleza da união do nosso povo. Estes merecem toda a repressão da polícia, sem excessos, é claro, mas precisam ser punidos judicialmente, pagar pelos prejuízos causados ou cumprir outras medidas punitivas.

Eu gostaria muito de estar participando desse movimento tão bonito, de estar fazendo alguma coisa pelo futuro do meu país, mas infelizmente ainda sou menor de idade, e minha mãe considera perigoso que eu saia de casa para ir pras ruas, sozinha, sem saber se poderei voltar. Então, manifestantes, por mim, que não poderei me unir a vocês, continuem lutando, não percam o foco, sentem-se no chão para se diferenciarem dos vândalos, e não parem! Sou contra a PEC 37, a favor de melhorias na educação, na saúde e no transporte! Por favor, menos Pão e Circo!







Que orgulho devem estar sentindo os caras pintas de 92 - passados vinte e dois anos - da juventude de hoje!



Nenhum comentário:

Postar um comentário