Nossos Visitantes

Contador de visitas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Os 13 Porquês


Os 13 Porquês – Livro Maravilhoso!






































Sei que fiquei um tempo afastada. Mas de repente me lembrei que tinha uma coisa a compartilhar com todas as pessoas que lêem este blog, ou simplesmente passam pela página por acaso. Dessa vez é pra falar de um livro que considero uma leitura fundamental hoje em dia, porque se trata de algo que nós todos deveríamos aprender.
Se ele chegou às minhas mãos, foi porque eu precisava dele, afinal, não acredito em coincidências. Ele veio numa caixa com muitos outros livros, que uma tia estava me dando. Separei os que me interessavam, e ele quase foi parar na pilha dos que não. Mas a capa de chamou a atenção, e li o resumo atrás. Aí pronto: me apaixonei pela história, antes mesmo de ler. E hoje estou aqui para divulgar essa obra eu infelizmente é desconhecida aqui no Brasil. Aqui vai um pequeno resumo, escrito por mim mesma:

Hannah é nova na cidade, e também na escola. Uma pessoa inventa uma história a seu respeito, e todos acreditam. Assim, sua reputação de espalha dentro e fora da escola, e com o passar do tempo – sempre com novas histórias falsas surgindo – Hannah fica deprimida pela forma como as pessoas a tratam, e por fim decide tirar a própria vida, por overdose de remédios.
Duas semanas depois, Clay, um garoto que era apaixonado por ela, recebe em casa um pacote sem remetente: uma caixa de sapatos contendo 7 fitas cassete. Ele ouve o primeiro lado da primeira fita, e se espanta: a voz de Hannah diz que ali naquelas sete fitas, em cada um dos lados, estão os treze motivos que a levaram a tirar a própria vida. Cada lado de cada fita contém uma história, sobre algo que alguém fez a ela.
Citando as palavras da própria Hannah, no livro, aqui está:
Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos. Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. As regras são bem simples. São só duas. Número um: você escuta. Numero dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil para você

Segundo Hannah, Clay foi um dos motivos para que ela se matasse, mas ele não faz idéia do que fez com ela. E se não escutar as fitas e passá-las para a próxima pessoa da lista, alguém revelará as fitas em público, para que todos fiquem sabendo o que realmente aconteceu com Hannah. E ao ouvir todas as fitas, Clay descobre o quanto é importante pensarmos na forma que as pessoas vão se sentir quando fizermos ou falarmos alguma coisa sobre elas.

Não vou dizer aqui o que é contado em cada fita, ou como termina o livro, mas posso adiantar que Clay – assim como o leitor – leva essa lição pro resto da vida. Toda ação tem uma reação. Tudo o que fazemos tem uma conseqüência, e isso se reflete nas pessoas. Ninguém imaginava que Hannah se sentiria assim, nunca passou pela cabeça deles que ela se importaria, que ficaria deprimida por causa do que falavam. Mas é assim. Temos mesmo que pensar que as pessoas têm sentimentos, e podem ficar magoadas com algo que falamos ou fazemos. Nunca sabemos pelo  que a pessoa está passando.
E, como eu já disse antes, qualquer um que lesse pensaria muito mais sobre a vida e as pessoas ao seu redor se lesse o livro. Eu li, aprendi a lição e indico a todos. Creio que espalhar essa mensagem seja uma espécie de missão para qualquer que tenha lido.
Não sei a disponibilidade do livro em livrarias, mas sei que ele pode ser baixado no seguinte endereço:


É preciso ter uma conta no site para baixar, mas é totalmente seguro, e é o único site onde consigo baixar livros em PDF.
Para quem quiser ir atrás, desejo uma boa leitura, e que encontre sempre pessoas dispostas a entender uma verdade tão grande quanto essa. Não é apenas um livro sobre uma garota que sofre bullying. É uma lição de vida, algo que devemos trazer para o nosso dia-a-dia, que devemos praticar com todos: ter mais um pouco de sensibilidade à dor alheia, porque hoje em dia, estamos precisando.

By: Lethycia Dias

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Não Me Faça Parar de Escrever!

-->

Não Me Faça Parar de Escrever


Não me faça parar de escrever!
Que outra coisa não quero fazer,
Não sei e nem vou aprender
Outra coisa que não conhecer
Pelo papel o que não posso dizer
Pois quem ouvisse não iria entender.
Se hoje todos nascemos por nascer,
Quero então diferente ser
Ir e dar meia-volta volver
Contemplar o mundo e crescer,
Ver o fascínio que ninguém pode ver
Da vida do próximo e depois perceber
Que para isso não me basta só ler
Por isso tenho que sentir e viver
E a fantasia do verbo fazer
E que ninguém mais venha me interromper.
Não me faça parar de escrever!
Ou o colorido da vida vou perder
Tenho que seguir até não mais poder
Até o limite minha mão doer
Até das palavras a cabeça se encher
Até o coração não mais bater
Até a alma de vez enlouquecer...
Só vou parar quando morrer!

Lethycia Dias
Goiânia, 22 de outubro de 2012

sábado, 3 de novembro de 2012

13° Pensar


13° Pensar


Selecionados por todos os professores como excelentes alunos, eu e mais 39 alunos co Colégio Estadual Parque dos Buritis fomos no dia 3 de outubro ao primeiro dia de exposições do 13° Pensar, no Centro de Convenções de Goiânia. Nossa escola não tinha um projeto ou trabalho para exibir, mas estar lá já foi uma grande experiência.

Muitas escolas apresentavam grandes trabalhos de reciclagem que mais pareciam obras de arte, como:

• Um dinossauro feito em papel marchê e garrafas pet;


• Um vestido de noiva feito de sacolas plásticas;





• Um grande flamingo em papel marche e garrafas pet;

• Um lindo vestido feito só de jornal e cartões telefônicos;



• Bancos e vasos de plantas em garrafa pet;

















• Um autêntico ipê amarelo em vários materiais;



 


• Uma reprodução da Monalisa de da Vinci feita a partir de um rolo de fita-cassete;



• E vários animais do Cerrado empalhados, produzidos com revista e jornal, que pareciam reais.


























E não era só isso. Havia mais um monte de trabalhos de reciclagem que fiquei me perguntando como e em quanto tempo foram produzidos, e por quantas mãos não só talentosas, mas também caprichosas.

 

 

















 



 







 















Havia trabalhos de arte: isoporgravura, e lindas telas saídas das mãos de alunos, tão detalhadas que não resisti a tirar fotos ao lado de algumas delas.




































































































































Certa escola tinha o projeto de fazer uma horta.

























 Os alunos do Colégio Militar tinham robôs movidos a controle remoto. Havia também stands onde os alunos recebiam orientações sobre saúde, higiene e segurança, e uma rádio que só tocava música de qualidade.


Mas se houve uma coisa que encantou a mim e à minha amiga Adriana, foi o stand que exibia e vendia diversas caixas de madeira, pintas e decoradas em decoupage, cada uma mais linda que a outra.







































Foi um dia divertidíssimo, e só paramos na hora de lanchar. Valeu a pena ser estudiosa e tirar boas notas!

By: Lethycia Dias

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Desabafo




Desabafo


Ela é o meu reflexo:
Olhando-a como lagoa cristalina
Vejo todo o meu espírito velho
Em corpo de menina.

Ela é meu ataque e defesa
Fruto de um silêncio cruel e devastador
Quando me isolo do mundo
Semeando ódio ou amor.

Tenho dependido dela exclusivamente,
Só Deus sabe o quanto –
Ela me acolhe num abraço
E assim não caio no pranto.

E se nele eu acaso cair
Com um círculo o papel se manchará,
E saberão que não estou mentindo
Pois uma prova haverá.

Nessa dor em que me encontro
Ela vem como o grito mais profundo,
Em agonia um desabafo
Da minha revolta com o mundo.

Lethycia Dias,
Goiânia, 10 de outubro de 2012

terça-feira, 2 de outubro de 2012

The Voice Brasil


TVB – Um Show de Talentos



Desde semana passada, aos domingos, eu e minha família nos reunimos para assistir ao The Voice Brasil, o desafio onde Carlinhos Brown, Daniel, Lulu Santos e Claudia Leite ouvem de costas as apresentações de diversos artistas brasileiros desconhecidos sem poder vê-los, para selecionar novos talentos.

E que talentos!

No dia da estréia do programa a TV por acaso estava ligada, e de repente todos nos começamos a prestar atenção nestes novos rostos, ou melhor, nessas novas vozes. Pensei que o programa não teria a menor graça, e imediatamente me arrependi: o The Voice Brasil está colocando os holofotes para mostrar aquilo que a cultura brasileira tem a oferecer de melhor. Quantos rostos carismáticos, quantas vozes lindas o Brasil e o mundo não conheciam ainda!

Assistindo ao programa, fiquei com a maior saudade do tempo em que tínhamos internet em casa. Se ainda tivéssemos, eu faria questão de comentar, durante a apresentação do programa, todos os cantores e cantoras que têm a coragem de se apresentar assim em rede nacional correndo o risco de não serem selecionados! São homens e mulheres de dar orgulho, subindo ao palco para brilhar com a letra e melodia de nossos melhores artistas, fazendo por merecer, provocando que a musica brasileira ainda não está perdida!

Quem não se emocionou com a voz incrível do índio Yuri, cantando Sinônimos?!?

Hoje decidi acompanhar o programa do início ao fim, não só com meus olhos e ouvidos, mas com minha câmera, que é a essência deste blog. Infelizmente, tenho que guardar os vídeos só para mim, porque não posso postá-los no YouTube, devido aos direitos de imagem.

By: Lethycia Dias