Nossos Visitantes

Contador de visitas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Os 13 Porquês


Os 13 Porquês – Livro Maravilhoso!






































Sei que fiquei um tempo afastada. Mas de repente me lembrei que tinha uma coisa a compartilhar com todas as pessoas que lêem este blog, ou simplesmente passam pela página por acaso. Dessa vez é pra falar de um livro que considero uma leitura fundamental hoje em dia, porque se trata de algo que nós todos deveríamos aprender.
Se ele chegou às minhas mãos, foi porque eu precisava dele, afinal, não acredito em coincidências. Ele veio numa caixa com muitos outros livros, que uma tia estava me dando. Separei os que me interessavam, e ele quase foi parar na pilha dos que não. Mas a capa de chamou a atenção, e li o resumo atrás. Aí pronto: me apaixonei pela história, antes mesmo de ler. E hoje estou aqui para divulgar essa obra eu infelizmente é desconhecida aqui no Brasil. Aqui vai um pequeno resumo, escrito por mim mesma:

Hannah é nova na cidade, e também na escola. Uma pessoa inventa uma história a seu respeito, e todos acreditam. Assim, sua reputação de espalha dentro e fora da escola, e com o passar do tempo – sempre com novas histórias falsas surgindo – Hannah fica deprimida pela forma como as pessoas a tratam, e por fim decide tirar a própria vida, por overdose de remédios.
Duas semanas depois, Clay, um garoto que era apaixonado por ela, recebe em casa um pacote sem remetente: uma caixa de sapatos contendo 7 fitas cassete. Ele ouve o primeiro lado da primeira fita, e se espanta: a voz de Hannah diz que ali naquelas sete fitas, em cada um dos lados, estão os treze motivos que a levaram a tirar a própria vida. Cada lado de cada fita contém uma história, sobre algo que alguém fez a ela.
Citando as palavras da própria Hannah, no livro, aqui está:
Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos. Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. As regras são bem simples. São só duas. Número um: você escuta. Numero dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil para você

Segundo Hannah, Clay foi um dos motivos para que ela se matasse, mas ele não faz idéia do que fez com ela. E se não escutar as fitas e passá-las para a próxima pessoa da lista, alguém revelará as fitas em público, para que todos fiquem sabendo o que realmente aconteceu com Hannah. E ao ouvir todas as fitas, Clay descobre o quanto é importante pensarmos na forma que as pessoas vão se sentir quando fizermos ou falarmos alguma coisa sobre elas.

Não vou dizer aqui o que é contado em cada fita, ou como termina o livro, mas posso adiantar que Clay – assim como o leitor – leva essa lição pro resto da vida. Toda ação tem uma reação. Tudo o que fazemos tem uma conseqüência, e isso se reflete nas pessoas. Ninguém imaginava que Hannah se sentiria assim, nunca passou pela cabeça deles que ela se importaria, que ficaria deprimida por causa do que falavam. Mas é assim. Temos mesmo que pensar que as pessoas têm sentimentos, e podem ficar magoadas com algo que falamos ou fazemos. Nunca sabemos pelo  que a pessoa está passando.
E, como eu já disse antes, qualquer um que lesse pensaria muito mais sobre a vida e as pessoas ao seu redor se lesse o livro. Eu li, aprendi a lição e indico a todos. Creio que espalhar essa mensagem seja uma espécie de missão para qualquer que tenha lido.
Não sei a disponibilidade do livro em livrarias, mas sei que ele pode ser baixado no seguinte endereço:


É preciso ter uma conta no site para baixar, mas é totalmente seguro, e é o único site onde consigo baixar livros em PDF.
Para quem quiser ir atrás, desejo uma boa leitura, e que encontre sempre pessoas dispostas a entender uma verdade tão grande quanto essa. Não é apenas um livro sobre uma garota que sofre bullying. É uma lição de vida, algo que devemos trazer para o nosso dia-a-dia, que devemos praticar com todos: ter mais um pouco de sensibilidade à dor alheia, porque hoje em dia, estamos precisando.

By: Lethycia Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário