Nossos Visitantes

Contador de visitas

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Os Efeitos do Otimismo






Existem muitas piadas, ou mesmo frases inspiradores ditas por pessoas famosas, sobre a oposição entre otimismo e pessimismo. Algumas pessoas chegam até mesmo a guiar suas vidas de acordo com isso. Alguns dias atrás, lendo uma postagem em outro blog a respeito dos benefícios da gratidão, me convenci de que deveria escrever sobre isso, ou pelo menos sobre algum assunto relacionado. Acabei por escolher o otimismo, algo que procuro seguir sempre, e que acredito que todas as pessoas também deveriam experimentar.


Otimismo é uma espécie de confiança,
disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo,
e esperança de que tudo poderá terminar bem,
mesmo que as coisas pareçam estar dando errado.

Procuro pensar em tudo desse jeito. Nem sempre consigo: às vezes, os probelmas parecem grandes demais para qualquer tipo de solução. Quando me acalmo e volto a pensar no assunto, porém, percebo que as coisas só pareciam ruins demais porque minha preocupação era grande. Quando analisamos as coisas por outro ângulo, vemos que nem tudo é tão ruim quanto parece.
Encarar a vida dessa forma pode ser, talvez, melhor do que agir como a maioria das pessoas. Diversos livros já foram escritos sobre a influência da forma com que pensamos, e de como isto se reflete nas nossas vidas. O Segredo, de Rhonda Byrne, e O Poder das Afirmações Positivas, de Louise Hay, são bons exemplos disso.
Diversos estudos afirmam, como resultado, que ser otimista fazbem à saúde. Isto é, além de tornar a felicidade mais fácil - pelo fato de que uma pessoa otimista estará sempre com expectativas positivas, ou tentando enxergar o lado bom das coisas - o otimismo reduz a chance de desenvolver doenças e torna a pessoa mais satisfeita consigo mesma e com o seu mundo.

Para completar, resolvi trazer algumas frases a respeito:

- O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação.
Fernando Sabino
 
-  Todos os nossos sonhos podem vir a ser verdadeiros - se tivermos a coragem de segui-los.
Walt Disney

- Eu sei que todos os dias quando eu acordo Deus dá um sorriso e me diz: estou te dando a chance de tentar de novo.
Caio Fernando Abreu





 
 

2 comentários:

  1. Pode parecer contradição, mas amo o otimismo, claro que com moderação KKK

    Parabéns pelo blog. Os assuntos que você aborda são massas :D

    Joe Amargo: http://amarguraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, olá, obrigada pelo comentário. Os assuntos são muito aleatórios, eu acho, porque não tenho um assunto específico. Vou dar uma olhada no seu blog!

      Excluir