Nossos Visitantes

Contador de visitas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Para Crianças e Adultos

Lembro-me de ter dito certa vez a um amigo admirador de livros que nós nunca nos esquecemos dos contos de fadas; talvez eles ainda estejam guardados com muito carinho nas nossas lembranças, em algum lugar secreto nas nossas mentes. Não me lembro o motivo que me levou a dizer isso. Mas sei que acredito no que disse.




No volume único de As Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis nos deixou um texto anexo intitulado "Três Maneiras de Escrever para Crianças", em que relatava, entre outros assuntos, o seu próprio método de escrever. Lê-lo me deixou fascinada. Me fez lembrar das minhas primeiras experiências com livros, do quanto as páginas, fossem brancas ou amareladas, me fizeram companhia e me ensinaram coisas incríveis nos últimos anos. E tudo começou na infância, com os mesmos contos de fadas que todos nós conhecemos quando crianças...
Não sei se outras pessoas se sentem como eu, mas tenho uma grande nostalgia desse tempo, e de tudo o que me influenciou a ser a mesma pessoa que sou hoje.
Coisa de criança? Infantil? Por favor! Abandonem já essas classificações! Histórias de crianças também podem ser lidas por adultos! Não é à toa que algumas delas se tornaram grandes clássicos da literatura mundial, sendo lidos por milhares, talvez milhões de crianças - e também adolescentes e adultos - em todo o mundo através dos séculos! Entre eles estão Alice no País das Maravilhas e O Pequeno Príncipe.
Incentivo a leitura de alguns destes livros maravilhosos, por pessoas de qualquer idade, origem, condição social, credo ou etnia. A aventura de voltar à infância e retomar a imaginação dos primeiros anos de vida é uma experiência fantástica para qualquer um. São leituras leves, de fácil entendimento, e muito agradáveis, trazendo de volta os sonhos, as ideias incríveis, as fantasias que um dia alimentamos e que pensávamos estarem esquecidos há muito tempo.
A imaginação é sem sombra de dúvidas o melhor da infância. Relembrá-la depois de alguns anos é maravilhoso!



Deixarei abaixo uma pequena lista de alguns dos livros ditos "infantis" que li e que recomendo para todos, independente da idade.

- Alice no País das Maravilhas




















- O Pequeno Príncipe 

















- O Fantástico Mistério de Feiurinha


















- Pollyanna

















- O Jardim Secreto
















Estes são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros, talvez não tão populares assim, mas que podem estar nas prateleiras de velhas bibliotecas e coleções, esperando por alguém que venha novamente se encantar com suas histórias.




Por: Lethycia Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário